Esporte

SUSTENTACAO

Status: Em captação

SUSTENTAÇÃO

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes. A quantidade de lixo produzida no Rio de Janeiro chega a 1,2 milhão tonelada por ano. Esse número representa apenas o que é recolhido nas ruas, nas praias e nas lagoas. Se somarmos com o que é produzido nas residências, esse dado chega a 9 toneladas por dia. Sendo que desse total, apenas três por cento é reciclado. Em festas de fim de ano, a quantidade de lixo recolhida chega a quase 700 toneladas entre as praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Flamengo e Ilha do Governador.

Doenças, enchentes, poluição do solo e do ar e alterações nos ecossistemas, problemas constantes e graves do nosso tempo causados ou agravados pelo lixo. A mudança é urgente e indiscutível, mas ainda caminhamos a passos largos. O ambiente marinho, bem como as zonas costeiras, restingas, brejos, rios e lagoas, englobam componentes essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas, possibilitando a existência de vida na terra. Portanto, um projeto permanente de educação e preservação dessa área é de extrema relevância para a manutenção da vida em geral.

Motivados por esta problemática, os pescadores Luiz Cláudio Gonzaga e Carlos Saraiva criaram o projeto “Limpando o Pontal” em 2004. O objetivo era promover uma campanha de conscientização para proteção dos recursos pesqueiros locais, alertando sobre a morte de tartarugas, a raspagem indiscriminada da pedra para subtração de mariscos, o fogo na vegetação do costão e o desaparecimento de espécies como: Tatuí, baratinha da pedra, Siri e Maria-farinha, assim como a diminuição da população de polvos.

Em 2016 o projeto passou por uma reformulação e ampliou a sua proposta. Hoje, com o nome SustentAção, a iniciativa mantém a proposta de conscientização da população como forma de estimular a reflexão e consequente mudança em atitudes cotidianas, mas com plano de atuação muito mais completa e impactante. As questões de sustentabilidade e conscientização ambiental são trabalhadas a partir de duas frentes: Do Leme ao Pontal e BlackRun.

Do Leme ao Pontal: projeto de atividades de educação ambiental, limpeza marítima e plantio de espécies nativas. Isto vai acontecer a partir de: Atividades culturais de conscientização | Oficinas de reciclagem | Ações de Plantio | Oficinas de alimentação saudável | Mutirões de limpeza | Mergulho de limpeza

BlackRun: evento esportivo que valoriza a qualidade de vida e  levanta a bandeira do consumo consciente. Uma prova que valoriza o esporte pelos benefícios que ele produz, agregando valores sustentáveis como desperdício zero, preço justo e consciência ambiental. Sendo assim, o kit da corrida será composto pelos itens (camiseta, sacola, boné ou viseira) remanescentes de outros eventos promovidos pela De Castilho Sports

IMPACTO

  • Reduzir a quantidade de lixo despejado nas praias;
  • Preservar a fauna marítima local;
  • Preservar e difundir a atividade tradicional de pesca artesanal marítima;
  • Promover a prática do esporte com bem-estar e qualidade de vida;
  • Atuar como um importante elo de integração social em um ambiente saudável e descontraído.
Voltar