Cultura

Candomble - Salvador - Bahia 2013

Status: Em captação

EXPOSIÇÃO REDENÇÃO: LUZ E SOMBRA

Este projeto é resultado da parceria entre a Fundação Femptec e a Assiociazione Culturale (ArteAs) de Maurizio Siniscalco e prevê a produção do livro “Redenção: Luz e Sombra”.  Uma obra de Salvino Campos, reúne mais de 300 imagens em preto e branco registradas em diferentes cenários do mundo, incluindo Itália, Brasil, Rússia, China, Polônia, Irlanda, Noruega, Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Espanha, Portugal e Israel, mostrando culturas e cenários ao redor do mundo, trazendo mais conhecimento e reflexão para o público leitor e participante. Para o lançamento do livro foi realizada uma exposição com 120 em painéis de 60x50cm.

Nascido no Brasil em 1970 na cidade de Quartel Geral, em Minas Gerais, Salvino busca destacar a dignidade humana em diferentes centros urbanos, ainda que fora da tradicional imagem associada ao sucesso.  Dessa forma, as imagens retratam o equilíbrio entre a própria consciência da condição humana e o desejo de redenção, entre a fuga da escuridão e a busca da luz. A “Redenção” da condição humana na sua ânsia de salvar-se através da espiritualidade. Neste conflito entre luz e sombras, está a discordância entre o sacro, o profano e a miséria do mundo, uma contradição aparente em uma viagem figurativa entre símbolos antigos e ícones de hoje, sem perder de vista um valor fundamental: a beleza que permanece igual, mesmo sendo declinada no seu incerto e conturbado aspecto.

Nessa perspectiva, o livro e a exposição Redenção se apresentam como uma expressão artística da sociedade contemporânea repleta de conflitos e antíteses e a incessante busca humana por modifica-la através da espiritualidade. Sem, contudo, perder a importância do estético que transmite e expressa ideias e emoções.

Se você gostou do projeto e quer abraçar essa ideia para que ele continue contribuindo positivamente para a sociedade,  fale com a gente: (021) 3283-2770

Voltar