Tecnologia

professor palestrando em sala de aula

Status: Finalizado

PROMOTORES DA VIDA

O Projeto Promotores da Vida foi resultado da parceria entre o Instituto Vital Brazil, a Petrobras e a Fundação Femptec, com objetivo de promover cursos de capacitação de profissionais, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho formal e estimulando o desenvolvimento científico e tecnológico.

Tendo como públicos-alvo adolescentes, jovens e adultos, as principais ações previstas sua implementação foram a criação e implantação do Módulo Tanguá, a realização dos cursos de qualificação profissional e a concessão de uma bolsa-auxílio para 20% dos alunos, como incentivo à pesquisa, por um período de 04 meses.

Os cursos de qualificação oferecidos pertenciam, de forma geral, as áreas técnico-científica da saúde e meio ambiente. Eles aconteceram em dois Ciclos nos polos de Niterói (Instituto Vital Brazil), São Gonçalo (Centro de Integração do Comperj), Cachoeiras de Macacu (Fazenda Vital Brazil), Tanguá (Escola de Qualificação Profissional Padre Claudio Bourgeois) e Magé (Centro de Ensino Integrado Agroecológico Barão De Langsdorff).

O projeto teve a duração de 24 meses, tendo como área geografia os municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, São Gonçalo, Magé, Maricá, Niterói, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. Estes 11 municípios, incluídos na região metropolitana do Estado, fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense – CONLESTE.

OS CURSOS

  • Curso de Auxiliar Técnico em Biotério: preparar o profissional a dar suporte técnico nos criadouros de animais destinados a pesquisa e desenvolvimento. Também para trabalhos com animais domésticos, auxiliando o médico veterinário na higienização e tratamento profilático em animais de grande e pequeno porte e auxiliando o zootecnista nas criações dos animais domésticos.

 

  • Curso de Auxiliar Técnico de Laboratório: formar profissionais aptos a trabalharem em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Eles foram preparados para a rotina de preparação e manuseio dos procedimentos de um laboratório, prestando suporte operacional aos técnicos e pesquisadores no manuseio de máquinas, equipamentos e vidraria de laboratório.

 

  • Curso de Auxiliar Técnico de Jardinagem, Paisagismo e Manutenção em Áreas Verdes: habilitar os profissionais a trabalharem como jardineiros, preparando-os para o planejamento, implantação e manutenção de jardins, gramados esportivos e grandes áreas verdes, além de se capacitarem no manuseio de máquinas e equipamentos agrícolas aplicas na manutenção de áreas verdes. Os alunos também saíram aptos a atuarem em viveiros de mudas, em floriculturas e empresas de paisagismo.

 

  • Curso de Monitor ambiental em saúde: capacitar profissionais a trabalharem com temas atuais relacionados a questão ambiental e de sustentabilidade em empresas de diferentes seguimentos. O profissional foi qualificado a dar suporte técnico e operacional a projetos de sustentabilidade de empresas, a lidar com a documentação referente a legislação ambiental e a implantar programas corporativos e socioambientais.

 

  • Curso de Auxiliar Técnico de Controle de Pragas e Vetores Urbanos: habilitar os alunos a trabalharem no controle de pragas urbanas

 

IMPACTO:

  • Crescimento da qualificação profissional da população;

 

  • Aumento de empregabilidade;

 

  • Aumento da inserção social e desenvolvimento de cidadania de 187 alunos formados capacitados para ingressar no mercado de trabalho, sendo 32 bolsistas nas áreas nas áreas de sua formação.
Voltar