Meio ambiente

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Status: Finalizado

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO)

A Concessionária Rio – Teresópolis promoveu, junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e interveniência da Diretoria de Licenciamento do IBAMA, um edital para apoio a Projetos de Pesquisa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), que tinha como critério de seleção às linhas de pesquisa prioritárias identificados no Plano de Manejo do PARNASO.

O objetivo deste foi movimento foi estimular a permanência dos pesquisadores em campo, aumentar a intensidade de coleta de dados e/ou ampliar a área de estudo de projetos de pesquisa em curso, bem como possibilitar a execução de novos projetos.

A Fundação Femptec atuou em parceria na gestão da pesquisa sobre quirópteros. Este projeto tinha como proposta desenvolver a compreensão de como estão estruturadas as taxacenosas de morcegos de diferentes fitofisionomias no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e arredores, levando em consideração as características fisiológicas, evolutivas, anatômicas e ecológicas.

IMPACTO:

  • Ampliação do conhecimento sobre a distribuição, variação e taxonomia dos quirópteros do Sudeste do Brasil;
  • Desenvolvimento da listagem dos quirópteros do Parque Nacional da Serra dos Órgãos fornecendo informações relativas à taxonomia das espécies;
  • Identificação das variações intraespecíficas e da taxocenose em relação ao gradiente altimétrico;
  • Identificação dos fatores condicionantes da distribuição das espécies guildas de morcegos, visando identificar espécies indicadoras de qualidade do habitat;
  • Primeira vez em que a região Sudeste passa por uma amostragem com uma área cuja cota atitudinal está acima dos 2000m;
  • 02 novas espécies de Morcegos Registradas

 

Voltar