Cultura

pintor finaliza sua obra

Status: Finalizado

EXPOSIÇÃO CAIXAS SECRETAS

A parceria entre a Fundação Femptec, a Assiociazione Culturale (ArteAs) e o Departamento de Cultura da UERJ conseguiu trazer pela primeira vez ao Brasil o artista italiano David Pompili. Nascido em Spoleto, Itália, Pompili possui formação em cenografia e desenho industrial. Suas exposições já percorreram países como Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, Bélgica e, agora, Brasil. Sua arte se caracteriza pela união entre escritos e imagens em preto, branco e colorido, cartão e pedaços de papel.

Com curadoria de Maurizio Siniscalco, dono da Galeria Siniscalco em Napoli, a mostra intitulada “Caixas Secretas” tem como tema EROS, interpretado como um fenômeno social, cultural e artístico. Nessa exposição, idealizada especificamente para o público e crítica brasileiros, foram apresentadas 30 obras confeccionadas como colagens em caixas produzidas pelo artista. Com recortes e incisões de conhecidos elementos de obras clássicas do passado, as caixas mágicas permitem ao público adentrar-se e projetar-se num mundo socialmente íntimo e transgressivo. A exposição na Galeria Candido Portinari, com entrada Franca.

“O nosso objetivo é trazer ao público brasileiro um importante artista italiano contemporâneo. Nas obras, a abordagem do erotismo conduz ao público a superar a sensação inicial de perturbação com as imagens, numa retrospectiva do que foi o erotismo nos anos 30 e 40, desvendando o que era permitido e o que era proibido” explica Maurizio Siniscalco, curador da exposição.

Voltar