Saúde

mulher cientista analisa substancias em um microscopio

Status: Finalizado

ESTUDO TRANSMISSÃO VERTICAL HIV

Em 2008, o Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), em parceria com a Fundação Femptec, iniciou um projeto de estudos clínicos e clínico-epidemiológicos no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) para identificar e analisar os fatores de risco para a Transmissão Vertical do HIV e a incidência de soroconversão em crianças expostas ao vírus.

O estudo foi desenvolvido no serviço de DST/HIV/AIDS, do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), na Baixada Fluminense, que comporta 13 municípios, com mais de três milhões de habitantes.

O serviço de DST/HIV/AIDS do HGNI é considerado um centro de referência para gestantes/parturientes infectadas pelo HIV/AIDS provenientes da Baixada Fluminense, principalmente devido a sua atuação como instituição de pesquisa e campo de estágio para vários cursos da área da saúde. Atualmente ele é considerado um dos principais polos de pesquisa do Rio de Janeiro, participando desde 1997 em colaboração com diversos estudos nacionais e internacionais em HIV/AIDS.

Os resultados deste estudo contribuíram para o monitoramento do diagnóstico do da infecção pelo HIV em gestantes durante o pré-natal e para o monitoramento das taxas de transmissão vertical nas áreas de abrangência estudadas. Isto porque ele permitiu o maior conhecimento das taxas globais e anuais de transmissão vertical na população de gestantes/parturientes/puérperas infectadas pelo HIV/AIDS provenientes da Baixada Fluminense e para o melhor conhecimento do perfil de gestantes/parturientes/puérperas cujos recém-nascidos foram diagnosticados com infecção pelo HIV por transmissão vertical.

RESULTADOS:

  • 997 mulheres participaram do projeto de estudo entre 2008 e 2010, algumas com mais de uma gestação;
  • 3266 gestações acompanhadas;
  • 269 partos;
  • 260 bebês estudados;

IMPACTO:

  • Descrição do perfil das gestantes/parturientes/puérperas com HIV/AIDS provenientes dos municípios da Baixada Fluminense e atendidas no HGNI;
  • Estabelecimento de estimativas das taxas globais e anuais de transmissão vertical do HIV nas crianças nascidas destas gestantes/parturientes/puérperas provenientes dos municípios da Baixada Fluminense e atendidas no HGNI;
  • Descrição do acesso às intervenções para a prevenção da transmissão vertical do HIV nesta população.

 

 

Voltar