Social

canto coral

Status: Finalizado

Coral do Vital

Parceiro de longa data da Fundação Femptec, o Instituto Vital Brazil (IVB) tem como uma de suas diretrizes a valorização de seus funcionários, buscando promover ações multidisciplinares de integração dos funcionários, estimulando a troca de experiência, a interação e o envolvimento integrais das pessoas, permitindo que elas se tornem cada vez mais aptas a enfrentar novos desafios e mudanças.

Com isto, foi implementado um coral aberto ao público dentro do IVB, o qual promoveu um processo de musicalização dos participantes através de um método ativo, ou seja, que prioriza a prática ao invés da teoria, dá ênfase aos jogos lúdicos como meios de aplicação de elementos da música em grupo; utiliza o corpo e o movimento para concretização de experiências musicais e estimula a criatividade.

Esta concepção do ensino da música é abrangente, indo além de um treinamento técnico para o domínio da voz. Seu principal objetivo é estimular o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade e a sensibilização a arte, influenciando na apreciação artística e na motivação pessoal de cada um, independentemente de sua faixa etária ou de seu capital cultural, escolar ou social.

OBJETIVOS

  • Construir um repertório de música brasileira arranjada para coral, em três ou quatro vozes;
  • Através dos ensaios para execução do repertório, introduzir conceitos como: pulsação, melodia, harmonia, dinâmica, volume, equalização, timbre, timbre composto, contraponto, afinação;
  • Desenvolver a consciência corporal, trabalhando postura, equilíbrio, ritmo e respiração, além de desenvolver as habilidades de trabalhar em equipe através da cooperação e da ampliação da capacidade de ouvir;
  • Estimular o conhecimento da cultura nacional através da música;
  • Reduzir o estresse, melhorando a qualidade de vida, promovendo a saúde global dos indivíduos.
Voltar