Cultura

Fala Zona Oeste 5

Status: Em captação

CONTOS, CANTOS E ENCANTOS

Um grupo de atores, tocadores e cantadores, vindos dos sonhos, do etéreo, trazendo suas trouxas e roupas coloridas em poesia, caminham em cortejo e plantam seus amores. Essa trupe encantada cria uma atmosfera poética e alegre, enquanto prepara o espaço para a encenação do espetáculo de teatro público sobre cultura popular brasileira, chamado: CONTOS, CANTOS & ENCANTOS. Um espetáculo criativo e inovador, lançando mão dos contos, dos cantos e dos encantos das lendas do folclore brasileiro. Trazendo à tona a Cultura Popular, discutindo questões sociais e culturais.

Este projeto é resultado da parceria entre a Fundação Femptec e a Companhia Horizontal de Arte Pública (CHAP). Com o principal objetivo de disseminar o conhecimento sobre a tradição do teatro, a iniciativa se desenvolve como uma apresentação aberta ao público, fazendo uso da arte mambembe secular, originada nas próprias praças públicas. Para isso, a Companhia Horizontal de Arte Pública lança mão de um repertório sobre as Lendas do folclore brasileiro, através de situações narrativas desenvolvidas pelo grupo. Uma construção simultânea entre improvisos, escrita dramatúrgica e realização cênica, junto ao público e com o público, atingindo assim as características mais profundas do universo humano.

A Companhia Horizontal de Arte Pública é composta por artistas ecléticos, de diferentes escolas e formações distintas, que são contundentes para formar um coletivo heterogêneo e ao mesmo tempo coeso e com o propósito de alimentar a criatividade do público e promover a saúde social. O projeto tem ainda como objetivo revitalizar os anfiteatros da cidade e levar a arte do teatro de forma acessível ao público.

OBJETIVOS:

  • Promover em Praças Públicas, um espaço de interação e encontro da comunidade, através do teatro.
  • Divulgar a cultura popular, gratuitamente, através da linguagem do teatro de rua, arte ancestral que nasceu no espaço público, do público para o público.
  • Apresentar e aproximar o público da Cultura Popular, para que a mesma não se perca, despertando em cada indivíduo o sentimento de se sentir valorizado e respeitado, falando da sua importância e de sua função na sociedade em que vive.
  • Através de um espetáculo gratuito, lúdico, aberto para todas as idades, classes e públicos, podemos encorajar a presença de todos a qualquer equipamento público.
  • O projeto se propõe ainda a elaborar uma pesquisa sobre os impactos da cultura na comunidade local, do ponto de vista social e econômico.

 

LEI DE INCENTIVO A CULTURA – ISS

Este projeto ainda está em fase de captação, tendo a Fundação Femptec como uma grande parceira. Com nosso trabalho, conseguimos a aprovação do projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que institui o incentivo fiscal de ISS em benefício da produção de projetos culturais.

O contribuinte do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS do Município do Rio de Janeiro que destinar recursos para realização de Projetos Culturais poderá utilizar o valor destinado para abater o ISS a ser recolhido mensalmente, até o limite de 20% (vinte por cento) do imposto próprio devido em cada mês e enquanto houver saldo, observadas as normas da Lei nº 5.553, de 2013 e a regulamentação estabelecida no Decreto nº 37031/2013.

COMO INCENTIVAR

Passo #01

Empresas contribuindo do ISSQN no Município do Rio de Janeiro podem investir em projetos culturaus aprovados pela Comissão Carioca de Promoção (CCPC) na Lei do ISS, deduzindo até 20% do ISS devido. Para isso, é necessário se cadastrar anualmente como contribuinte incentivador junto à Secretaria Municipal de Cultural.

Passo #02

Após a aprovação da empresa como contribuinte incentivador, é necessário assinar o Termo de Adesão à lei com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Termo de Compromisso com a SMC e com o proponente do projeto escolhido (neste caso, a Fundação Femptec), seguindo os prazos estabelecidos pela SMC.

Passo #03

E empresa incentivadora deve transferir mensalmente os valores aprovados para o patrocínio para a conta bancária do projeto, por meio da guia de pagamento emitida pelo site Nota Carioca. O abatimento do imposto já fica diretamente vinculado ao pagamento o ISS mensal junto à Secretaria Municipal da Fazenda.

 

Se você gostou do projeto e quer abraçar essa ideia para que ele continue contribuindo positivamente para a sociedade,  fale com a gente: (021) 3283-2770

Voltar