Social

três crianças sorridentes de óculos escuros

Status: Finalizado

CONSELHO TUTELAR DE NITERÓI

Em 2015, a Fundação Femptec foi responsável pela realização da Eleição dos Conselheiros Tutelares de Niterói, que compreendeu as seguintes etapas: elaboração e aplicação de provas de seleção, planejamento e logística do processo de votação, apuração dos votos e curso de capacitação dos candidatos eleitos. O objetivo foi prepará-los para o dia a dia, instrumentalizando-os através do conhecimento da Legislação e das questões sociais, num contexto macro da sociedade civil. Dessa forma, o Conselheiro adquiriu uma maior compreensão dos problemas que as comunidades e as famílias enfrentam.

A eleição do município de Niterói foi destacada como uma das mais transparentes do Estado do Rio de Janeiro, sendo reconhecida pelo Fórum Estadual da Criança e do Adolescente. Eram 15 vagas abertas para os novos conselheiros, sendo cinco para cada um dos três Conselhos Tutelares da cidade e mais 15 para suplentes. Dos 15 vencedores, sete foram reeleitos. Tudo foi acompanhado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Ministério Público.

“A eleição de Niterói foi a mais bem organizada do Estado do Rio de Janeiro. Nós quase dobramos os locais de votação, chegando a 58, e envolvendo cerca de 350 pessoas. Tudo correu conforme planejado, não tivemos atrasos e nem qualquer tipo de ocorrência”.

Verônica Lima – Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). 

IMPACTO:

  • 400 profissionais envolvidos
  • 40 candidatos
  • 30 profissionais eleitos e capacitados
Voltar