Educação

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Status: Em andamento

CIRCULANDO: OFICINAS DE CIRCO

A Fundação Femptec atuou na captação de recursos para este projeto, conseguindo enquadrar o projeto dentro do edital em parceria das Secretarias de Cultura e Educação para selecionar propostas de oficinas culturais e artísticas de caráter educativo para serem realizadas nas Escolas Municipais do Rio de Janeiro dentro do Programa Segundo Turno Cultural. Esta iniciativa tem como proposta uma ação integrada que proporcione oportunidades de aquisição de novos conhecimentos e novas vivências, de experimentação e de contato com os mais diversos tipos de linguagens, técnicas e ideias possibilitando a difusão cultural e a formação de público para a área de cultura como meta a formação cidadã.

O projeto Circulando oferece oficinas de circo para crianças e jovens de 8 a 17 anos de idade alunos da rede municipal de ensino. O processo será dividido em quatro módulos diferentes, com a finalidade de desenvolver uma diversidade de habilidades, noções básicas de possibilidades no universo circense e um treinamento de escolha de uma categoria que possa ser treinada e trabalhada com e pelo o aluno posteriormente, podendo ser uma ferramenta de profissionalização artística.

1º Módulo | Acrobacia de solo: nas aulas de acrobacia, desenvolvem a potência corporal, equilíbrio, confiança, parceria e espírito de equipe, através de aquecimentos, jogos corpóreos e desenvolvimento de técnicas acrobáticas. Dentro das técnicas serão trabalhadas portagens de equilíbrio e acrobacias de solo (rolamento, cambalhota, saltos, estrelas flipadas e carpadas, flip flap), além de desenvolver também paradas de cabeça e paradas de mão.

2º Módulo | Malabarismo: as técnicas a serem desenvolvidas no malabarismo são todas vinculadas à coordenação motora e psicomotricidade corporal. É trabalhdo a manipulação de objetos presos ao corpo e soltos também. São oferecidas manipulações com tipos diversos de objetos de malabarismo (flags, swing poi, bastões, diabolô, bolas, claves, argolas e devil stick), com o intuito também de mostrar a diversidade de possibilidades de desenvolvimento da coordenação motora, através de técnicas clássicas e de modalidades do circo contemporâneo.

3º Módulo | Equilíbrio: neste módulo são desenvolvidas técnicas de relaxamento corporal e domínio sobre os eixos que coordenam os movimentos do corpo. Para isso, são utilizadas técnicas de portagens em grupos e aprendizagem em perna-de-pau.

4º Módulo | Palhaçaria: este módulo tem como objetivo, através de exercícios específicos, tornar conscientes as individuais características que promovem o riso. Leva também como característica, exercícios práticos e específicos para adaptar o artista às linguagens da comédia. Serve para performances individuais ou coletivas, reconhecimento de espaço e análise de possibilidades. É trabalhado o corpo do palhaço, relação, jogo, tempo cômico, improviso, texto, musicalidade, entre outros atributos inerentes ao arquétipo do palhaço. Uma conscientização das gag’s usadas pelo palhaço, através de: fracasso, cumplicidade, prazer, vulnerabilidade, impulso, máscara neutra, reversão de flop, improviso, neutralidade, medo, entre outros.

Preparação para a apresentação final das oficinas: ensaios e apresentação dos resultados final da oficina, com a demonstração através de breve apresentação dos resultados obtidos.

OBJETIVOS:

  • Proporcionar aos alunos maior consciência corporal e equilíbrio, estimulando criatividade, concentração e trabalho em grupo aos alunos;
  • Desenvolver metodologias de arte circense apropriando o processo de ensino-aprendizagem de artes como ferramenta pedagógica alternativa para crianças e adolescentes.
  • Contribuir para preservação e fortalecimento das artes circenses e valorização como patrimônio cultural brasileiro para crianças em idade escolar;
  • Proporcionar novas situações que favoreçam o desenvolvimento motor infanto-juvenil;
  • Incentivar o convívio entre os alunos.

 

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