Saúde

Uma senhora de idade aprecia uma linda flor amarela

Status: Finalizado

CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA DO ENVELHECIMENTO

O Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE) foi criado visando promover políticas públicas, assistenciais e sociais que atuem nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, ensino e capacitação, informação em saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente e infraestrutura. Para isso, ele se propunha a ser um ambiente de debates sobre temas relacionados à terceira idade, capacitar profissionais e cuidadores e realizar a avaliação interdisciplinar dos idosos, prestando atendimento médico com a perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Uma iniciativa pioneira no sentido de procurar conhecer melhor a realidade da saúde do idoso no Rio de Janeiro, a qual possibilitará o desenvolvimento de novas propostas de políticas públicas.

IMPACTO:

  • A equipe do CEPE possibilitou a realização da atividade mensal Sessão Científica, que acontecia na última terça-feira do mês. Ela é voltada para profissionais da saúde e tem como objetivo discutir temas ligados à geriatria e gerontologia.
  • O CEPE também realiza o Curso de Cuidador de Idosos, com carga horária de 160 horas.  Seu objetivo é promover a qualificação do cuidador de idosos de forma mais ampla e desenvolver nos alunos habilidades e competências em relação aos cuidados e promoção de saúde do idoso dependente, utilizando um formato teórico prático.  Além das aulas (presenciais e online), os alunos farão visitas técnicas a uma instituição de longa permanecia voltada para o cuidado de idosos. O curso foi ministrado para 495 alunos, formando um total de 18 turmas.
Voltar