Social

Cidade de Deus

Status: Finalizado

AGÊNCIA CIDADE DE DEUS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

O conjunto habitacional Cidade de Deus foi construído em 1966 e visava a transferência de moradores de mais de 10 favelas. Desde o começo, a comunidade ganhou o estigma da violência, muito motivado pela guerra do tráfico. Em 2002, com o filme “Cidade de Deus”, o estigma foi reforçado e atinge negativamente a autoestima do local.

Com o objetivo de melhorar essa situação, em 2003, membros de instituições da comunidade começam a se reunir com o poder público e organismos internacionais. Desse processo, surge a Agência da Cidade de Deus, uma iniciativa dos representantes de instituições da Cidade de Deus e do Comitê Comunitário da Cidade de Deus, que tem como objetivo de promover a articular ações em prol da comunidade.

Em 2015 foi fechada a parceria com a Fundação Femptec com o intuito de potencializar o poder de atuação da iniciativa por meio da elaboração e desenvolvimento de um plano estratégico e de reestruturação da Agência da Cidade de Deus.

Esta parceria foi concluída este ano com a elaboração do Plano de Negócios de Reestruturação da Agência Cidade de Deus de Desenvolvimento Local. O Trabalho foi desenvolvido em quatro fases principais: Diagnóstico; Planejamento Estratégico; Planejamento Operacional e, por fim, a elaboração do Plano de Negócios. Todo o trabalho foi desenvolvido em conjunto com a comunidade, representada através do Comitê Comunitário, da Colegiada e dos representantes das Instituições parceiras da Agência.

O Plano de Negócios se baseia na premissa de sustentabilidade econômica da Agência CDD/DL como principal meta, ancorada na proposta de um programa guarda-chuva. Este programa promove a Agência como fomentadora de suas Instituições associadas, atuando de forma a maximizar as ações e as oportunidades de captação de recursos e execução de projetos de base social da Cidade de Deus. O objetivo é que os projetos da Agência consigam garantir tanto para a Agência como para as Instituições parceiras, estabilidade econômica, além de ampliar as perspectivas, permitindo o crescimento e desenvolvimento da comunidade.

Junto com a análise da ACDD/DL, também foram selecionados três projetos dentro da Agência para serem objetos de apresentação a possíveis financiadores e serem incorporados ao Plano de Negócios da Agência.  O objetivo do relatório é funcionar como um orientador para as instituições viabilizarem seus projetos, através de um plano de ação comercial prático e efetivo. Com uma base geral de projetos, uma planilha orçamentária e um plano de prospecção, bastante flexíveis e adaptáveis às mais diversas oportunidades de captação, de acordo com os modelos e informações dos principais editais públicos e privados de incentivo e financiamento de projetos.

IMPACTO:

  • Com a realização de diversas oficinas, a Agência promoveu a capacitação dos agentes locais como gestores;
  • Mobilização e coordenação entre instituições locais e parceiras para debater as melhores oportunidades para a comunidade;
  • Estímulo ao desenvolvimento de uma economia solidária, por meio da criação do Banco Comunitário;
  • Estímulo ao desenvolvimento de projetos locais, criados pelos próprios moradores;
  • Proporção de melhoria na qualidade de vida dos moradores ao estimular o desenvolvimento local.
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