DEZEMBRO VERMELHO

DEZEMBRO VERMELHO: A GENTE APOIA!

12 de dezembro de 2017

Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o último mês do ano traz junto com as festas e confraternizações, a campanha Dezembro Vermelho, que busca alertar às pessoas sobre a importância da prevenção do vírus da AIDS.

Nosso país foi um dos pioneiros a adotar estratégias de política pública contra a doença, fornecendo de forma gratuita o coquetel de antirretrovirais para pessoas com vírus. O remédio é distribuído pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para milhares de brasileiros portadores, independentemente de sua classe social. Atualmente, a cura da doença ainda não existe, mas o Brasil é cenário para diversos protocolos de estudos com patrocínios internacionais visando pesquisas cada vez mais esclarecedoras em relação ao vírus HIV e a AIDS. Já existem protocolos para o uso de medicamentos profiláticos para situações de pós-exposição e pré-exposição.

A Fundação Femptec se orgulha em fazer parte disso. Gerenciamos 3 dos principais centros de estudos de pesquisa nessa área, atuando na gestão de projetos de um seleto grupo de pesquisadores, médicos e infectologistas que são referências mundiais e estão junto com a gente, trazendo um grande impacto positivo para a nossa sociedade!

É importante ressaltar que o vírus HIV pode ser transmitido de diversas formas: com o uso compartilhado de instrumentos não esterilizados infectados com o vírus, como agulhas, lâminas etc., de mãe para filho na gravidez, parto ou amamentação e na maioria dos casos, através de relações sexuais desprotegidas. Dessa forma, o uso do preservativo nas relações sexuais é de grande importância para barrar a transmissão e assim, diminuir os casos de pessoas com HIV.