Uma solução para os problemas que a pesquisa enfrenta no Brasil - Imagem destacada

UMA SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS QUE A PESQUISA ENFRENTA NO BRASIL

17 de fevereiro de 2017

Esta semana o jornal Globo publicou uma matéria destacando a burocracia enfrentada pelos cientistas e coordenadores de projetos de pesquisa no Brasil. Um levantamento feito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) e pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) mostrou que os pesquisadores gastam em média 30% do tempo de estudo com a gestão do projeto, sofrendo com grande burocracia e lentidão nos trâmites, principalmente em relação a aquisição e importação de insumos. Para piorar, esta questão não vem apresentando nenhum sinal de melhora. Dentre os 301 pesquisadores que responderam à pesquisa, 69% afirmou que a burocracia aumentou, resultando em perdas reais nos resultados dos projetos.

Dessa forma, o pesquisador brasileiro enfrenta dificuldades além das decorrentes da instabilidade econômica do país. Mesmo após a aquisição dos recursos necessários, os pesquisadores se deparam com a problemática da falta de agilidade necessária para conseguir transformar o seu conhecimento em bens e recursos dentro do projeto com celeridade, muitas vezes tornando-o inviável para o tempo de execução previsto.

Esta realidade proporciona grandes perdas ao Brasil, uma vez que não consegue transformar todo o conhecimento de seus profissionais em algo concreto. Esta perda é sentida não só pelos profissionais da área, mas por toda a sociedade. Isto porque projetos de pesquisa tem um grande potencial agregador e transformador, sendo decisivos na preparação de um mundo melhor para as gerações futuras a partir da formulação de novos medicamentos e tratamentos, descoberta de curas para doenças que afetam em grande escala a população, redução do impacto ambiental da atividade humana etc.

A Fundação Femptec acredita no potencial da pesquisa, tendo o trabalho com esta área contemplado na sua atividade-fim e sendo referência na gestão administrativa de recursos. Sua idealização, em 2004, surgiu exatamente com a percepção da dificuldade que os gestores encontravam na execução de projetos devido à burocracia. Com a autonomia administrativa e financeira de uma instituição privada, totalmente independente e com radar ilimitado para importação de equipamentos, a Fundação Femptec funciona como um instrumento facilitador, gerenciando projetos e ajudando estes agentes a atingirem os resultados de forma mais rápida, efetiva, com transparência e amparo legal.

Para saber mais sobre como podemos te ajudar, leia mais sobre a nossa proposta de trabalho.

 


 

Segue abaixo a matéria na íntegra