Saúde

Status: Em andamento
ESTUDO VALIDAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS | GRAFFRÉE E GUINLE
As doenças febris agudas, como Dengue, Zika, Chikungunya e Malária, são graves e de difícil diagnóstico. Dependendo do tipo de infecção, ela pode se desenvolver de forma branda ou se agravar como uma doença hemorrágica, levando o paciente a morte. Por conta disso, a determinação do tipo de infecção que está causando a febra é fundamental para a determinação do tratamento adequado no tempo certo parta o paciente.
O desenvolvimento de kits de testes rápidos é de grande auxilio nestas situações, sendo um procedimento que oferece a especificidade e sensibilidade necessária para o suporte a clínica.
Sendo assim, com o objetivo de aprimorar o uso destes testes rápidos, foi firmado um acordo internacional entre o Brasil e a Coreia do Sul para a condução de recolhimento de amostras de pacientes com doença febril aguda – incluindo vírus Zika, vírus da dengue, o vírus chikungunya e malária- para avaliação junto com os kits rápidos de diagnóstico sorológico. Os testes vão acontecer no Hospital Universitário Gaffrée Guinle (UNIRIO), tendo a Fundação Femptec como a responsável por toda a gestão dos recursos.
IMPACTO:
- Aprimoramento das técnicas de diagnóstico para Dengue, Zika, Chikungunya e Malária;
- Agilização do tratamento para doenças febris agudas, diminuindo as incidências de óbito dos pacientes;
- Desenvolvimento de uma nova técnica de diagnostico;