Tecnologia

CENTRAL DE PRODUÇÃO DE PLASMA

Status: Em andamento

CENTRAL DE PRODUÇÃO DE PLASMA

Com o aumento da demanda na fabricação de soros hiperimunes junto ao Ministério da Saúde, assim como o atendimento aos demais laboratórios públicos e privados, nacionais e estrangeiros, identificou-se a necessidade de ampliação e modernização do processo produtivo dos soros hiperimunes e da aquisição de equipamentos e materiais, visando melhorar a qualidade e o rendimento da produção. Para isso, foi construída a Central de Produção de Plasma Hiperimunes, dentro da Fazenda Vital Brazil, uma das mais modernas do país.

Além de oferecer as condições ambientais da preservação das reservas naturais da Mata Atlântica existente, o local funciona como criadouro dos equinos utilizados no processo da produção de imunoglobulinas e soros hiperimunes.  Dessa forma, são atendidas internamente todas as demandas para a produção de plasma, necessária para a fabricação do soro, garantindo a qualidade de vida do animal. As instalações da fazenda foram utilizadas por alunos de Veterinária da UFF para aulas práticas e estão abertas a outras faculdades públicas e privadas que queiram fazer convênio com o instituto. A parceria com a Femptec viabilizou a criação do Laboratório da Central de Produção de Plasmas Hiperimunes. Além de assegurarmos as condições necessárias para a produção do soro com a qualidade, na quantidade e no prazo necessário, também garantimos a manutenção adequada das necessidades dos 150 equinos existentes no espaço.

IMPACTO:

  • Aumento da relação “litros de plasma X número de ampolas”;
  • Diminuição da porcentagem de bolsas contaminadas;
  • Aumento de litros de sangue por sangria;
  • Aumento de litros de plasma por bolsa sangrada;
  • Reutilização, como adubação orgânica, de todos material orgânico de origem animal, mineral e vegetal da FVB e do entorno, nas capineiras e coqueiral.
Voltar