Cultura

Status: Finalizado
CARTAS PORTUGUESAS
A peça “Cartas Portuguesas – um romance malfadado” foi um espetáculo teatral baseado no clássico de mesmo nome da literatura lusitana, de Mariana Alcoforado. A história se passa em Portugal, no século XVII, contando a história de uma freira da cidade de Bejo que se apaixona por um oficial francês. Triste pelo amor impossível, ela escreve uma série de cartas em que revela todo o seu sentimento, que vai do amor à decepção ao não ser correspondida.
Até os dias de hoje permanece a dúvida sobre a veracidade da história. Sendo baseada em fatos reais ou não, esta produção se destaca pelo seu grande sucesso e por retratar questões do universo feminino da mulher portuguesa, muito semelhante à realidade da mulher brasileiro devido questões culturais.
Este projeto nasceu no grupo teatral 06 Marias e Meia. Com seis anos de existência, eles se destacaram pelas adaptações de obras literárias para o teatro, como “Dos tais Laços Humanos” (2008), adaptação da obra de Lygia Fagundes Telles, e o espetáculo multimídia “Ernesto Nazareth e seu tempo”, que celebra os 151 anos do reconhecido pianista brasileiro. A história é conduzida por três atrizes que interpretam a mesma personagem, a freira Mariana, e tinha uma trilha sonora inédita, com o músico Francisco Pellegrini tocando ao vivo no acordeão.
Em sua trajetória pelo Brasil, a produção se apresentou em diversas cidades, dentre elas, Minas Gerais e Rio de Janeiro e conquistou também apresentações em Portugal, na cidade de Lisboa. A Fundação Femptec atuou na preparação, realização e divulgação da peça teatral.
IMPACTO:
- Os ingressos foram vendidos a preços populares e a peça foi apresentada em locais de fácil acesso, garantindo a públicos menos privilegiados a oportunidade de entrar em contato com a cultura e lazer.
- A peça é um espetáculo tradicional português, incentivando aos brasileiros a entrarem em contato com a cultura de seus maiores descendentes e conhecerem melhor suas raízes, além de proporcionar um momento de lazer, convívio social, reflexão, educação, cultura e diversão.