Cultura

brancos_capitalistas_e_negros_operarios_1__2013-11-04162542

Status: Em captação

SARAU TRIBUTO À JOEL RUFINO

Este projeto consiste na realização de atividades que trazem à tona os temas ditadura, negro e cultura através de um tributo ao grande Joel Rufino. O evento começa com a exibição de vídeos com o homenageado que falam sobre os temas abordados e a vida do autor. Em seguida a leitura dramatizada das cartas de Joel Rufino à seu filho quando foi preso político, e como encerramento, um pocket show de um artista local com músicas que marcaram a ditadura militar de 64.

 

QUEM FOI JOEL RUFINO

Detentor de dois prêmios Jabuti e autor de mais de 50 livros, o escritor e historiador Joel Rufino dos Santos é um nome de referência em cultura afro-brasileira. Escreveu inúmeros livros para crianças, jovens e adultos. Ficção e não ficção, ensaios, artigos e participação em coletâneas. Recebeu diversos prêmios, tendo sido duas vezes finalista do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil. Já como romancista recebeu, do Pen Clube do Brasil, em 2014, o Prêmio Literário Nacional na categoria “Narrativas”.

Lutou pela redemocratização durante a ditadura militar, e foi importante peça do movimento negro brasileiro. Joel Rufino levou ainda, de forma pedagógica, as questões do racismo e do preconceito às crianças, por meio de seus livros.

 

OBJETIVOS:

  • Homenagear o escritor, historiador e professor, Joel Rufino dos Santos;
  • Introduzir a discussão sistemática das relações étnico-raciais, históricas e culturais afro-brasileiras, como ferramentas capazes de impulsionar as mudanças na sociedade;
  • Incentivar o respeito e o reconhecimento à diversidade étnico-racial;
  • Afirmar os protagonistas da diversidade étnico-racial brasileira e seu posicionamento político de superação do racismo e das desigualdades raciais.

 

IMPACTO

 

  • Por mais que ainda tenhamos resistência em relação ao teor dessas questões, ou por mais que suas diretrizes ainda estejam aquém do esperado, é fundamental e urgente reconhecer a importância do impacto que esse tipo de ação é capaz de promover.

 

  • Esperamos trazer reflexões ao público sobre diversidade étnico-racial e trazer elementos para a compreensão dos efeitos do racismo na vida das pessoas, negras ou não.

 

Voltar