Educação

pacto-do-rio-agentes-da-cidadania

Status: Em andamento

PACTO DO RIO: AGENTES DA CIDADANIA

O Pacto do Rio é um projeto idealizado pela organização Pro-Natura, especializada na construção de economias sustentáveis, promovendo o bem-estar econômico e social de comunidades, melhorando a qualidade de vida.

Este projeto consiste num conjunto de compromissos articulados que busca alinhar os objetivos da população com os de órgãos públicos, de parceiros privados, da sociedade civil, da academia e de centros de pesquisa e de organismos internacionais, para promover e monitorar o desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro.

Ele funciona como um centro de produção e compartilhamento de informações qualificadas, alimentando uma rede de acordos e trocas. Sua proposta é pautada no planejamento de ações a partir de uma base de dados qualificada e compartilhada, seguido da implementação das mesmas, tendo em vista uma cidade mais sustentável. Para isto, ele age em torno de dois eixos principais: Organização e qualificação da oferta de serviços à população e Organização e qualificação da demanda da população.

Dentro do programa do Pacto do Rio, a Fundação Femptec é responsável pela gestão do Projeto Agentes da Cidadania, que vai de encontro as diretrizes do Programa Comunidades Empreendedoras e Sustentáveis desenvolvidos pelo Pro-Natura. Este programa busca criar, incubar, gerenciar e implementar um modelo de desenvolvimento socioeconômico sustentável para comunidades urbanas, fornecendo soluções reaplicáveis e escaláveis para os grandes problemas e temas relacionados à realidade destas favelas.

O Agentes da Cidadania tem como proposta a promoção do desenvolvimento territorial a partir da capacitação de jovens da comunidade como líderes desse novo modelo de desenvolvimento sócio econômico. Este processo inclui a formação em cidadania e empreendedorismo, levando ao desenvolvimento da capacidade de liderança local ao colocar os jovens como agentes ativos no auxílio do cuidado com o lixo, casos de dengue, gravidez na adolescência e outros assuntos relacionados às situações cotidianas na favela.

OBJETIVOS:

  • Promover e monitorar o desenvolvimento sustentável, por meio da redução da desigualdade, integração de espaços e aumento na oferta de oportunidades, especialmente para os jovens;
  • Diminuir o número de jovens sem trabalho e acesso a formação escolar e qualificação profissional.
  • Impulsionar o desenvolvimento local, focado no respeito e diálogo com a população, focado no protagonismo de mulheres e de jovens, que considere as dimensões social, econômica, cultural e ambiental em territórios em situação de vulnerabilidade ambiental e socioeconômica, a partir de uma atuação modelada em redes de organizações e pessoas
  • Formar 10 jovens de 16 a 23 anos, em competências sócio emocionais, técnicas e habilidades para a vida, a fim de que estes atuem como multiplicadores deste conhecimento nas suas comunidades de origem
  • Conceder 10 bolsas de auxílio para os jovens durante o processo de formação (08 meses) em agentes comunitários de forma a evitar a evasão.

 

Voltar