Cultura

hip-hop-crew-festival

Status: Em captação

HIP HOP CREW FESTIVAL

Vivemos em uma era em que discussões enaltecendo a igualdade social vêm sendo reforçadas e praticadas em grandes ações, como seminários e congressos. O projeto “Hip Hop Crew Festival” traz a proposta de promover um encontro entre diferentes tribos levando a foco a divulgação de uma cultura à margem de nossa sociedade. Para o governo e empresas, fomentar um projeto de natureza sociocultural é muito importante, pois assumimos que não só o compromisso dar acesso à cultura para todos, mas trazer a cultura da periferia para a zona sul.

A cultura Hip Hop tem ganhado espaço entre os brasileiros e tem se desenvolvido com mais força em comunidades de baixa renda. A sua manifestação não se restringe a música, mas também a diferentes expressões artísticas como o grafite, a dança e os personagens dos DJs e MCs. O grafite inicialmente era utilizado para marcar território ou identificar grupos. Surgidos na década de 60 na Jamaica, os MC’s, mestres de cerimônia, comentavam em uma espécie de canto falado, assuntos como a violência, política, sexo e drogas. Com a imigração jamaicana nos Estados Unidos os MCs influenciaram os DJs, Disc Jóqueis, principalmente em Nova York. Já o Break foi uma dança inventada pelos porto-riquenhos, através da qual expressavam sua insatisfação com a política e a guerra do Vietnã. Tinha inspiração, entre outras coisas, em movimentos de artes marciais. Todos esses movimentos tiveram grande presença nas gangues de Nova York e hoje fazem parte do Hip Hop, o qual reformulou o conceito dessa tribo de forma positiva trazendo novos pensamentos.

No final da década de 80, o Hip Hop chega ao Brasil, mais especificamente em São Paulo, expandindo mais tarde para as principais capitais do Sudoeste e assim como na sua origem essa tribo se desenvolveu na periferia devido aos assuntos abordados.

Este projeto, parceiro da Fundação Femptec, representa uma oportunidade desses artistas serem protagonistas de um grande evento, realizado para jovens de diversas classes sociais, integrando-os à sociedade e mostrando sua capacidade artística.

 

OBJETIVOS:

  • Gerar um encontro de diversas formas de expressão, unindo arte, música, dança e esportes, integrando jovens de diferentes classes e manifestações culturais.
  • Produzir um concurso entre MCs que demonstrarão suas habilidades e terão a oportunidade de divulgar seu trabalho;
  • Arrecadar alimentos para doação a uma instituição escolhida pelo MC vencedor;
  • Promover a conscientização ambiental sustentável, um dos assuntos mais urgentes em discussão no mundo inteiro, através da coleta seletiva localizada/distribuída pela área do evento;
  • Possibilitar a ida de jovens de escolas de arte e dança de áreas de baixa renda

 

POR QUE PATROCINAR ESTE PROJETO?

  • Melhoria da imagem institucional da empresa e sua aceitação junto ao seu público alvo;
  • Associar a sua empresa a um evento prazeroso, que traz bem-estar e prazer;
  • Satisfação e reconhecimento pelo suporte proporcionado a jovens artistas frente a seus futuros;
  • Estimulo à cultura e ao lazer.
Voltar