Cultura

imagem de um violao na cor madeira acustico

Status: Finalizado

ERNESTO NAZARETH E SEU TEMPO

Este espetáculo foi desenvolvido em parceria com o grupo 06 Marias e Meia, com o objetivo de homenagear a história de Ernesto Nazareth.  Dirigido por Luciana Barboza, apresentou a vida e a música do compositor carioca, seus conflitos, sua vocação e suas ambições contextualizados nos acontecimentos da época. Ele mostra a visão do músico sobre a sua obra, intercalada com encenações de bailes, teatros, filmes, histórias e costumes da época. Para complementar, foram realizadas projeções de ilustrações do Daniel Gnattali que contribuem para contar a história.

A atriz Laura Becker e o ator Luiz Paulo Barreto dão voz e corpo à narrativa e contam a história de Nazareth, contextualizada nos acontecimentos contemporâneos. São contadas as origens dos nomes de algumas de suas músicas e suas relações com personalidades como Mario de Andrade, Villa-Lobos e Machado de Assis e eventos históricos como a Semana de Arte Moderna de 1922. 

Considerado um ‘cronista musical’ da sociedade carioca, Ernesto Nazareth desenvolveu uma linguagem musical essencialmente brasileira, mas com influência europeia muito marcante, dentre as quais se destaca a de Frédéric Chopin, o que o levou a compr algumas das mais belas músicas populares do Brasil – como “Odeon”, “Brejeiro” e “Apanhei-te, cavaquinho!”.

Considerado o “pai do tango brasileiro”, gênero musical que deu origem ao choro, Nazareth é pouco conhecido entre os jovens. Um dos maiores compositores brasileiros do final do século XIX e início do século XX e autor de mais de 200 composições, não cedeu à sedução de imitar os modelos importados, mas buscou mesclar os estilos de forma a nacionaliza-los.

A idealização deste projeto surgiu da percepção da necessidade de apresentar o compositor às novas gerações. O espetáculo ‘Ernesto Nazareth e seu tempo’ foi uma oportunidade para todos que apreciam a música de salão brasileira desfrutarem das curiosidades da vida e obra deste artista e para cultivar e inspirar novos adeptos.

OBJETIVOS

  • Divulgar a obra e a história de um dos mais importantes compositores brasileiros e carioca
  • Divulgar as características da obra de Nazareth, peça-chave da constituição de um estilo essencialmente nacional, o Choro.
  • Contar as origens dos nomes de algumas de suas músicas e suas relações com personalidades como Mario de Andrade, Villa-Lobos e Machado de Assis e eventos históricos como a Semana de Arte Moderna de 1922.
  • Mostrar a visão do compositor sobre a sua obra;
  • Apresentar um espetáculo multimídia que situa a história na época em que o compositor viveu e ambientar o enredo com cenas usuais do período;

IMPACTO:

  • Democratizar o repertório do compositor;
  • Recuperar o gosto popular pela música brasileira mais elaborada;

 

Voltar